"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Diário de Viagem Parte 2 - BH e OP e os achados...

Olá, leitores, hoje venho contar a parte dois da minha viagem que me deixou 20 dias ausente!! Cheguei em BH e minha Tia comprou soja para mim, eu praticamente todos os dias fazia minha soja com as ideias mais práticas possíveis, estilo mostarda, tomate, cebola, cheiro verde, molho de tomate e por aí vai...
Mas na Savassi tem um restaurante mexicano onde a massa do taco é vegan e tem a opção do TacoVeggie que é só você pedir sem queijo que ele se torna Vegan, é feito com Trigo torrado temperado, salada e pimenta haha, pimenta bem fortinha por sinal, os doces nenhum era vegan!
BH foi bem tranquilo, lá eu me sinto em casa, mas fui em um lugar estraordinário chamado Espaço Conhecimento em frente a Praça da Liberdade, aconselho muito a ir!!!
Espaço Conhecimento

Espaço Conhecimento

Bom, carnaval eu desci para Ouro Preto, fiquei hospedada na casa da Namorada do meu primo Isabela :*, que foi mais que um anjo, cheguei lá ela tinha comprado soja e arroz integral, um amor, almocei todos os dias exceto o ultimo, na casa dela e eu mesma preparando a soja naquele velho esquema de sempre! Um dia a gente estava morta de fome e logo nesse dia ficamos conversando e o arroz queimou hahaha, foi bem triste daí fizemos arroz branco bem rapidinho!
Bom, mas isso era só uma refeição, e como tinhamos que descer para a República Santuário e só subiamos de madrugada e as vezes nem subíamos, eu tinha que me alimentar por lá, teve um dia que eu comi PÃO, gente, pão puro, kkkkk, tenham pena de mim! Aí acabei não resistindo e comi pão com queijo por dois dias, até que descobri um 'subway' alternativo que dava pra fazer um pão só com salada, mas acabei comendo lá só um dia, porque depois achei uma padaria que tinha um pão com tomate seco e rúcula (:
Meu Carnaval foi maravilhoso o melhor de longe, voltei com as energias renovadas e também recomendo o Carnaval de Ouro Preto, ainda mais agora que já se sabe que tem onde comer!!!! Ah, gente e o almoço na Rep. também dá pra comer de boas, porque é feijão(sem caldo de carne, era só pedir que ela faria), arroz,salada e a carne que você pediria para tirar, mas se você quisesse comer algo com mais sustância tem um restaurante na Praça Principal que tem soja temperada no almoço (: Parece dificil,mas não é, é só querer!

Carnaval em OP

Um beijo

segunda-feira, 28 de março de 2011

39ª Soja maluca e algumas palavrinhas mais...



É, então, ainda não postei a parte 2 do meu diário de viagem, gente, ando muito sem tempo, como disse minha cadelinha está com pneumonia, com os dois pulmões com secreção, um sufoco, acabei gastando 97 reais em remédios de novo com ela, queria muito agradecer ao veterinário Adriano da Pet Zoo, que foi uma pessoa mais que maravilhosa!!

Bom, pessoal, estou organizando com Kelvin,do Coletivo Cabeça de Frade, um encontro de Vegans/Vegetarianos e Simpatizantes da UFS, para nos conhecermos e discutirmos e quem sabe despertarmos o que falta em alguns para se juntar a essa causa e requerermos um resun e uma alimentação na UFS mais acessível... quem tiver ideias e quem não for da UFS mas quiser participar será bem vindo... em breve mais informações!!

Hoje recebi a seguinte pergunta 'É caro ser vegan?'
NÃO, não é pessoal, na verdade é mais barato do quer se alimentar com carne/queijos e derivados!!!
1 pacote de soja é em torno de 6 reais e dura para 1 pessoa por 3 semanas se ela consumir todo dia, se fosse trocar a soja por carne, 6 reais de carne dá para 1 dia de alimentação. Mas isso é só um exemplo alimentar! Um exemplo estético disso é o pó compacto da 'VULT' que é em torno de 7 reais(em SP, comprei o meu lá,por aqui não sei) qualquer outra marca é coisa de 20/40 reais e o pó é ótimo nunca me fez mal!!
Enfim...existem mais coisas sobre esse assunto qualquer coisa é só me procurar ou comentar que eu respondo!

Queria dizer que piadinhas, MUITAAS piadinhas a parte estou gostando de todo mundo da Biologia! Haha

GENTE, quem puder ajudar com doações de livros infantis, eu ia adorar (:


SOJA MALUCA

Ingredientes:
- 1 xícara de soja grande
- 1/2 xícara de água
- 1/3 de xícara de mostarda
- 1/3 de xícara de molho de tomate
- 1 tomate picadinho
- azeite
- salsa
- cebolinha
- sal
- orégano
- 1/3 tablete de caldo de legumes

Modo de preparo:
Coloque a soja, a água e o caldo de legumes mexa bem, quando a água sumir, coloque o tomate, os temperos e um fio de azeite, mexa bem. Acrescente então o molho, a mostarda e mexa bem até misturar tudo, desligue o forno e sirva!



Bon appetit!

segunda-feira, 21 de março de 2011

38ª Soja cremosa com fungo seco

Olá, post super rápido assim como foi para fazer esse almoço! hoje o dia está mais que corrido, vamo que vamo!!!!
Minha cadelinha linda (Pedrita) está com pneumonia, estou arrasada :/ vou levar ela pra tirar raio X hoje... torçam para que ela esteja melhor e consiga se recuperar!!!

SOJA CREMOSA COM FUNDO SECO

Ingredientes:
- 1 xícara de soja fina hidratada
- 1/2 xícara de funghi secci já hidratado e picado
- 1/2 cebola picada
- 1 tomate picado
- azeite
- creme de leite de soja
- pitada de sal
- pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque a cebola e o funghi em uma frigideira com o azeite, quando a cebola dourar acrescente a soja e o tomate, misture, vá acrescentando o creme de leite aos poucos até ficar cremoso(sem ficar ensopado) adicione o sal e os temperos a gosto!



Bon appetit!

terça-feira, 15 de março de 2011

Um break para os primeiros dias na UFS

Estou eu, caloura de Biologia Bacharelado, na UFS - Universidade Federal de Sergipe, em um tour para conhecer os laboratórios e eis que vejo uma professora falando do trabalho dela com Bentos (organismos sésseis ou que se arrastando no fundo do oceano) e de uma coleta trimestral (se eu não me engano não ouvi direito) de peixes e crustáceos para analisar a interferência da Petrobrás no habitat e neles e eu perguntei se morriam os que eram coletados.. é claro que sim, e ela me veio com o seguinte argumento "Você não come peixe?" "Não" "Bem, mas os barcos de pesca coletam e matam bem mais e por mais tempo do que nós, e não vai levar nenhuma melhoria para o ambiente, muito menos para eles, e os peixes que pegamos para o estudo desse projeto depois vão para outros estudos, o anatômico por exemplo! mas o que, você não come carne é isso?" "Não, nem nada derivado de animal, nem uso nada advindo do sofrimento animal" (olhos indo diretamente para os meus pés e bolsas, MEU DEUS, por que todo mundo faz isso?! eles esperam que eu esteja com uma sandália de couro? pra dizer OLHA SÓÓ É COURO! como se eu não soubesse o que é couro!). Achei a argumentação dela legal e tal, se é pelo bem deles, mas enfim essas coisas me deixam encucadas de saber se é assim mesmo, se o objetivo é uma melhoria de vida para os peixes e crustáceos, mas daí eu já começo a pensar como o homem mexe em tudo. É, já vi que vou esquentar a mente de muito professor, mas essa foi bem simpática até na medida do possível... ah não ser quando ela disse 'Não quer abrir animal nenhum? tudo bem por mim, mas vai ter que saber identificar tudo onde está e como está'... por mim tudo bem, não soou desafiador, acho bem possível saber isso sem precisar matar!
Gostei de uma Doutora em Entomologia que está trabalhando com formigas, ela está estudando o comportamento de quatro espécies diferentes e vejo que elas são muito bem tratadas e cuidadas por ela, que até conversa com as formigas!
Lógico, que já entrei na UFS participando do projeto para cuidar dos cães e dos gatos de lá, espero que esse projeto realmente seja efetivo e que eu possa ajudar e conseguir castração que é o mais importante para que diminua um pouco a população deles por lá!
Gente, as pessoas viram para mim e chegam a dizer 'não, não dá para discutir com vegans' COMO NÃO? Não dá para discutir é com essa galera mente fechada que se auto denomina 'carnívora' OI? nós não somos carnívoros somos ONÍVOROS, temos total liberdade e estrutura para escolhermos o veganismo!
Mas acho que a pior do dia foi uma que eu tive que escutar só para me sacanear já que fui apresentada da seguinte forma 'Essa é fernanda, caloura, ela é VEGAN!' eis que escuto 'ah, mas você vai comer a cenoura que não pode nem correr para se defender?' eu ignorei lógico e então ouço 'não faz isso com ela não, que ela é legal!'.
UAU gente sou vegan,mas sou legal! ;)



Já vi que a UFS vai fever comigo lá dentro, afinal eu odeio ficar sem resposta, porque dar ou não a resposta depende muito da pergunta!

PS.: POR FAVOR, nutricionistas de plantão passem lá na UFS e expliquem para o pessoal de CB que não é só carne que tem proteína!!!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Diário de Viagem Parte 1 - SP e o Chips de Abobrinha

Olá leitores, sim eu fui para são paulo passar uma semana por lá, e como todo bom iniciante no veganismo você ouve que lá é o Céu, tem trocentos restaurantes vegans, tem a soroko, sorveteria vegan e seu coração começa a palpitar de emoção! Chegando em SP eu me hospedei na Lapa, na casa da Jess (muito obrigada Jess), que é meio que LONGE de tudo, fui chegando lá na hora do almoço e sem querer incomodar não exigi nada apesar do fato de ter me tornado vegan, depois de uma longa viagem de avião pela GOL,ou seja, de ônibus, cheguei com muita fome, coloquei minha mala, lavei as mãos o rosto e me sentei para almoçar com a Jess e ouço o seguinte "Ah, não sabíamos o que fazer para você comer, tem arroz, feijão, salada e 'isso aqui'" eis que ela coloca na minha frente um prato de batatas chips caseiras e eu vou comendo aqui e estava delicioso, muito bom, daí me sirvo das outras coisas e comendo as supostas batatas, até que resolvo perguntar 'que batata é essa?' a mãe dela ri e me responde 'isso é abobrinha!'. PÁRA TUDO, eu teoricamente não curto abobrinha e aquilo estava divino, quase melhor que Doritos sweetchili, gente foi o ponto alto da minha estadia gastronômica na casa dela!* No dia seguinte comi arroz, feijão e salada com tomatinhos cerejas que eu tanto amo e o feijão estava maravilhoso! No sábado saímos para comer meu coração palpitou de novo, fomos a um restaurante de esquina 'perto' da benedito calixto, que vende massas, bom, aí eu realmente fiquei sem jeito de verificar se o macarrão continha ovos, mas estava MARAVILHOSO com molho fresco de tomate, manjericão e azeite, ai, engordei uns cinco quilos de tão bom que ele estava!
Passado 3 dias fui na casa de um amigo(mas antes passei em um restaurante vegan por um acaso,pois estava morrendo de sede e só comprei uma água e um adesivo lá, acreditam? /fail) Açony e no domingo era aniversário da Prima dele que fez uma salada de berinjela ao forno, que meu deus ficou sensacional, uma djilícia! De noite comi um taco de vegetais, que o garçon me jurou de pé juntos que não continha leite nem ovos a massa, somente em dois dos molhos que vinham separados, afinal o taco vinha acompanhado com palitinhos de cenoura e pepino, que me encheram antes que eu pudesse chegar no taco haha, mas como boa gorda comi o taco de vegetais também, no Wrapes ou algo assim!
Na segunda comi em um restaurante indiano vegetariano, só tinha um negócio lá porque eu não sei identificar nada, que também vinha a parte que continha um tipo de queijo, confesso que experimentei um pouco só de curiosidade(sim, a consciência ficou comendo meu juízo depois por causa disso, sei que não existe ser meio vegan,mas existe a adaptação certo? E eles eram Hare krishna), afinal a comida era super diferente e gostosa e uma sobremesa com rosas também experimentei um pouco da do Açony,mas acho que levava leite, no mais foram almôndegas de soja, legumes cozidos com molho de tomate e arroz com (ai, esqueci o nome, parecia brócolis) e o lugar era super aconchegante, sentamos no chão você escolhia o combo o meu foi esse de cima e antes vem uma entrada só de folhas alface, rúcula, agrião e um molho de vinagre com tomate, azeite e salsa muito bom, acompanhado de um suco de maracujá com manga, gosto também!
Na terça e ultimo dia comi um nhoque com molho de tomate num bar na esquina em frente ao MASP, muito bom também (:
É, gente nada de soroko ou restaurantes vegans, ou era eu na cozinha ou isso aí que eu postei, mas turísticamente conheci bastante de Sampa e sou louca por aquela cidade, queria morar lá e já estou morrendo de saudade!

Ibirapuera~SP


*Pegue uma abobrinha clara, rale no formato de chip, lave, jogue na farinha de trigo e frite. simples e divino

domingo, 13 de março de 2011

Um novo rumo para o blog... e 37ª Bifun Amarelo

É, acho que eu sou muito pior que Julie pra manter algo até o fim, mas em parte vou manter só que de forma diferente, pensei no seguinte, esse ano eu surtei que quero viajar muito, fazer trabalho voluntário, entrar em forma hehe e isso vai dificultar o meu blog na idéia antiga, então eu farei do blog uma experiência de como é começar a ser vegan, as dificuldades que você encontra pela frente, os desaforos e as coisas boas (:
Estarei sempre fazendo um diário de minhas viagens voltado para o lado vegano que nela ocorreu e indicando lugares mais improváveis e contorno de situações mais improváveis para não furar com o veganismo, a medida que eu for postando acho que você vão entendendo melhor!
MAS quero ressaltar que sempre que eu tiver feito uma receita nova ela será aqui postada e contabilizada também (:

Ressurgindo das cinzas do carnaval, aqui vou eu com o blog de novo!

Jantarzinho que teve aqui em casa antes de viajar!

BIFUN AMARELO

Ingredientes:
- 1 pacote de Bifun (macarrão de arroz)
- Açafrão da terra
- Azeite
- Orégano
- Alho
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Coloque o bifun em uma tigela coberto com água e deixe por 10 minutos. Enquanto isso coloque uma panela com água para ferver. Passado dez minutos, escorra o bifun e coloque-o na água fervendo por 2min. Retire coloque-o na frigideira já com o azeite e o alho picadinho já torrado, misture com cuidado, acrescente o açafrão e vá mechendo até ele ficar amarelo, depois coloque o orégano e tempere a gosto!



PS.: Fotos por Carol Correia, obrigada (:

Bon appetit!

34ª Patê de ervas 35ª Patê de azeitonas 36ª Palitinhos salgados

Olá leitores, vamos tirar as teias de aranha disso aqui com receitas ainda antes da minha super viagem de 20 dias (:
Eu andei com outras idéias para o blog, acho que vai ser mais legal e acessível para mim, eu explico já com outro post!

PATÊ DE ERVAS

Ingredientes:
- 1 xícara de tofu firme
- 1/3 xícara de azeite
- salsa/coentro
- óregano
- manjericão
- cebolinha
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, se quiser que ele fique mais pastoso é só acrescentar mais azeite! (:

PATÊ DE AZEITONA

Ingredientes:
- 1 xícara de tofu firme
- 1/2 xícara de azeite
- 20 azeitonas sem caroço
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador!

PALITINHOS SALGADOS

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de óleo
- 1/2 xícara de água morna
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de orégano
- 2 colheres de sopa de gergelim e linhaça (no meu caso não coloquei,pois eu não tinha)

Modo de preparo:
Coloque em uma tigela a farinha de trigo, oléo e o sal.Misture com as mãos acrescentando a água aos poucos (isso exige coordenação motora haha), sove bem até obter uma massa lisa e homogênea. (se vc for usar o gergelim e a linhaça, separe a massa em duas partes, em uma misture o gergelim em outra a linhaça). Puxe pequenas bolas de massa e enrole entre as mãos formando tiras. Coloque os palitos lado a lado em uma assadeira e asse-os à temperatura de 210 graus, por 30 a 40 minutos!


São receitas fáceis de fazer que podem ser mantidas na geladeira por um período curto, e que vai deixar você despreocupado com o café da manhã!




Bon appetit!