"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa)

domingo, 30 de janeiro de 2011

26ª Receita - Bisteca de Tofu

Bom dia, hoje vai ser só a receita, afinal estou carente de comentários :(

BISTECA DE TOFU

Ingredientes:
- Uma fatia de tofu com aproximadamente 2cm
- 2 dentes de alho picadinhos
- sal e pimenta a gosto
- shoyu
- cebolinha
- 1/2 tomate fatiado

Modo de preparo:
Tempere de um lado o tofu com alho, sal e pimenta, coloque um fio de azeite na frigideira e o lado temperado para baixo, então tempero o outro lado e acrescente um pouco de shoyu e o tomate fatiado, quando dourar, coloque no prato com os tomates assados e jogue cebolinha por cima! receita fácil que também pode ser diária!E é DELICIOSA!




Bon appetit!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

1º Restaurante Vegan de Aracaju!!!!

Olá pessoal no dia 01/02 Terça-feira, irá abrir o restaurante Om Shanti, sob nova direção de Ivo Delmondes e Daniela Rodrigues, com pratos deliciosos, SEM NENHUMA CRUELDADE, e ainda com aulas de Yoga!! NÃO DEIXEM DE CONFERIR!!

Segue os cartazes...

25ª Receita - Nugget Gigante de Grão de Bico

Olá, leitores, fiz isso ontem, hoje vou ver se faço umas duas receitas, meu atraso está demais, e o tempo voa, já tem um mês, uma semana e dois dias e eu só tenho 25 receitas, deus nos acuda! Hoje eu acordei no Oftalmologista e estou aqui meio cega daqueles colírios,mas precisava postar, pois assim como atrasada com o blog eu estava com o livro, mas hoje fiquei muito chateada com a Julie, pois ela falou praticamente que era ridículo ficar sem comer carne, bom eu tenho um recadinho para ela 'ridícula foi essa sua ideia de cozinha francesa com comidas bizarras como a do cordeiro'!! Mas colocando as diferenças de lado, assim como Julie tem problemas em fazer coisas gelatinosas, eu tenho problemas em empanar coisas, é incrível como eu tenho a capacidade limitada em misturar coisas líquidas/pegajosas com coisas secas como farinha! Não, eu não acho simples,ok? E não me venha com não tem segredo!
Ah, e outra NUNCA invente de fazer algum prato com preguiça de fazer qualquer coisa, é CERTEZA que vai sair uma merda.
Vamos ao Nugget Gigante...que foi feito com base na receita de um amigo meu Aquino, obrigada pelas receitas Aquino!!

PS.: Se você estiver morto de fome e quiser algo rápido, PULE essa receita.

NUGGET GIGANTE DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:
- 100g de grão de bico ou 1/2 saco de grão de bico
- Salsinha picada
- Sal e pimenta a gosto
- Farinha de linhaça, quantidade suficiente para fazer a massa desgarrar da mão e dar liga( foi o que eu usei, porque eu estava sem linhaça,mas a receita diz para usar linhaça e farinha de trigo)
- 1 tablete de caldo de legumes
- Óleo para fritar

Para empanar:(medo)
- 1 xícara de água
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Farinha de rosca

Modo de preparo:
Primeiro você deixa os grãos de bico de molho de um dia pro outro. Depois vc os cozinha em fogo alto com um cubo de caldo de legumes, cheiro verde(salsa/coentro) e sal à gosto, até sentir os grãos macios.Depois você passa esses grãos no processador, junto com uma cebola média.. pica tudo(se for no liquidificador como eu, vá colocando aos poucos com um pouco da água do cozimento). O terceiro passo é misturar em uma vasilha essa pasta dos grãos de bico, um pouco de curry,pimenta calabresa,[linhaça correspondente à um ovo (pra dar a liga), e vá aos poucos adcionando farinha de trigo, até dar o ponto de desgrudar das mãos.]no meu caso eu fui colocando aos poucos farinha de linhaça até desgrudar da mão, dê o formato desejado, empane passando na mistura de água com a farinha de trigo e depois na farinha de rosca.Só fritar e servir!
(Texto feito em cima do texto feito por Aquino)




Bon appetit!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

24ª Receita - Tofu mexido

Boa Tarde, leitores, como o próprio livro Tofu mágico já diz essa receita é super fácil e rápida, dá para ser uma receita diária em qualquer dos períodos, basta você ir alterando os acompanhamentos a sua vontade e nesse caso eu escolhi a soja (:

TOFU MEXIDO

Ingredientes:
- a quantidade de tofu firme que você quiser consumir, eu usei 1 xícara
- 1 xícara de tomate picado
- 1/2 xícara de cebola picada
- 1 colher de sopa de mostarda ou uma pitada de alçafrão
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Doure a cebola com azeite na panela depois misture todos os ingredientes e mexa por 4min. Só servir!



Bon appetit!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

23ª Receita - Couve Flor Gratinada

Oi, leitores, desculpa demora para postar essa receita,que eu comi no almoço com arroz temperado com vegetais(bom demais,se quiser receita é só pedir) e salada com soja, mas é que hoje fiquei de baby-sitting de 17:30 até 22:30, cansativo foi, mas a menina é um doce! Então...eu lembrei que tinha comprado tofu, logo vou cair matando nas receitas com tofu (: e hoje foi a couve-flor gratinada, que tem toda uma frescuragem com o cozimento da couve-flor, mas eu cozinhei normal mesmo e ficou uma delícia!!!

COUVE FLOR GRATINADA

Ingradientes:
- 1 xícara de tofu firme(espedaçado)
- 1/4 xícara de óleo
- 1/3 xícara de água
- um pitada de alçafrão/ ou duas colheres de sopa de mostarda
- sal e pimenta a gosto
- 1/4 do ramo da couve-flor já cozida

Modo de preparo:
Para fazer o creme de tofu que pode ser usado em várias ocasiões(podendo ser duplicada, triplicada... a receita) é só bater todos os ingredientes no liquidificador com excessão da couve-flor, depois colocar em uma panela levar a fogo alto, quando borbulhar, baixar o fogo e cozinhar por 4 min, mexendo sempre para não agarrar.
Coloque a couve-flor em uma vasilha e jogue o creme por cima, leve ao forno 240ºC por 40min ou até dourar a superfície.





Bon apettit!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

22ª Receita - Batata Suíça Recheada

Oi, leitores, voltei, eu sei que estou mega atrasada,mas eu vou conseguir cumprir, estou confiante!! Estava trabalhando, arrumei um 'bico' nesse precaju, para cadastrar os ingressos era simplesmente de 8h às 22h!!! Vida de cão,mas quando recebi o pagamento e subi no ônibus, me senti uma proletária, aquele busão cheio, MUITO cheio, pagamento na bolsa, calor infernal, mas eu estava sorrindo, não sei porque, mas estava feliz!
Ontem meu grande amigo e cozinheiro Maneu veio cozinhar para gente aqui em casa um batata suiça, que ficou uma DELÍCIA...
Maneu, você é demais, muito obrigada por tudo, boa viagem, bom curso de culinária e volte logo que você faz muita falta!!

BATATA SUIÇA RECHEADA

Ingredientes:
- 1/2 cenoura em rodelas cozida
- 1/2 tomate picado
- 1/2 brócolis cozido e picado
- manjericão
- salsa ou coentro
- cogumelos picados
- soja em tiras já hidratada e temperada com sal, pimenta do reino e shoyu
- 2 e 1/2 batatas grandes
que eu me lembre foi isso, haha, mas você pode variar os recheios de diversas formas!

Modo de preparo:
Primeiro, vou ficar devendo as fotos, mas vou fazê-la, porque quem fez ontem foi Maneu, e aí eu posto as fotos!!!

Coloque as batatas pra cozinhar em fogo alto, ela estará no ponto quando você enfiar uma faca nela e ela escorregar da faca, então você vai retirá-las da panela e deixar esfriar, com a mesma água cozinhe a cenoura e o brócolis (e guarde o caldo para usar em outras receitas)! Depois que as batatas esfriarem, rale-as no ralador do lado grosso, unte uma frigideira aderente com óleo e cubra-a com metade das batatas raladas, jogue o recheio por cima, e feche com o resto das batatas. Coloque em fogo alto e deixe fritar um lado, mas vá mexendo e arrumando se precisar, depois com outra frigideira aderente também untada, coloque por cima da batata e vire a batata para ela fritar do outro lado, vá trocando, até ela ficar meio moreninha dos lados, depois é só colocar em um prato e servir!
Essa foto peguei na internet,mas ficou igualzinha, desculpa, gente!
Bon appetit!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

21ª Cachorro quente vegan FAIL

Olá leitores, eu arrumei um trampo por 4 dias, entregando abadas de bloco do precaju, mas fiquei no setor de dar baixa nos ingressos, logo tem internet, e hoje foi super tranquilo, eu passei mais tempo no facebook do que trabalhando, SÓ QUE eu acordei 6h e tinha ido dormir 1h e fiquei lá até as 21:40, cheguei MEGA cansada, sem falar que eles esqueceram que eu era 'vegetariana' e minha mãe teve que me levar um subway de ultima hora, cheguei claro, MORTA de fome e pensei 'caralho comprei salsicha vegetal, mega caro lá na Brumar, vou fazer um cachorro quente vegan!!'
Eis que... é eu confesso não sei abrir latas com abridor, só abro com faca e fica muito feio...logo levei uns 15min, machuquei a mão lógico, mas vitoriosamente abri!! Fui fazer um molho básico rápido...cebola picada, tomate picado, molho de tomate, sal, orégano...cozinhei as salsichas um pouco, cortei em rodelas e misturei no molho...
e fui comer com pão de sal...é não tinha outro pão.. CARA, só muito ketchup e mostarda e batata palha pra isso descer...nem comento minha frustração.
Lição do dia: eu não consigo comer salsicha vegetal NUNCA mais.
Ponto alto do dia: atender um ser chamado MAYRYLENE.


Nada de bon appetit hoje!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

20ª Receita - Yakisoba de soja

Olá leitores, queria fazer um pedido, a quem já experimentou as comidas, por favor comentem se gostaram o que acharam (:
Estou bem atrasada, amanhã faz um mês que eu comecei...e estou atrasada 10 receitas, loucura, loucura hahaha,mas estou confiante de tirar esse atraso com a 'festa do blog' que estou querendo fazer aqui em casa!!!
Bom hoje eu vou fazer um yakisoba com soja e vegetais, nhamy, nhamy!

YAKISOBA DE SOJA

Ingredientes:
- 1 xícara de soja em tiras
- 2 xícaras de água para hidratar
- 1/2 pacote de macarrão de arroz
- 1 cenoura pequena em tiras
- 1/2 tomate em tiras
- 1/2 cebola em tiras
- 1 xícara de fungi seco hidratado
- shoyu

Modo de preparo:
Primeiramente o macarrão de arroz, você vai deixá-lo descansando 10 min em água fria, enquanto isso coloque uma panela com água para ferver, passado os 10 min escorra e jogue o macarrão de arroz por 2 min na água fervendo, escorra e reserve!Coloque a soja e a agua em uma panela para hidratar, escorra, lave com água fria, esprema bem a água, tempere e reserve. Cozinhe a cenoura em tira por 10 min em fogo alto, enquanto isso refogue a cebola e o alho com um pouco de pimenta do reino, depois acrescente a soja, o tomate dê uma refogada, acrescente a cenoura e coloque o shoyu, depois misture com o arroz com cuidado, e é só servir (:




Bon appetit!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

19ª Receita - Torta de liquidificador

Oi, leitores, eu podia ter morrido, adoecido ou simplesmente desistido, mas eu só fui passar uns dias na casa de praia de um amigo. Bem, estou em débito com vocês e sem muitas forças para blabla hoje... já arrumei casa, lavei roupa, é incrível né? E hoje é um domingo, queria estar na cama lendo meus livros!!!

TORTA DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes:
Massa:
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de amido de milho
- sal, pimenta a gosto
- 2 colheres de chá de curry
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- 2/3 xícara de óleo

Recheio:
O recheio fica a seu critério, você pode usar a imaginação!
eu coloquei tomate e cebola picados, cenoura e pepino ralado e azeitonas.

Modo de preparo:
Coloque metade dos ingredientes da massa no liquidificador bata até misturar tudo, unte um tabuleiro com óleo e farinha, despeje a massa, adicione os ingredientes, bata a outra metade da massa no liquidificador, despeje por cima, se precisar arrume o recheio com uma colher. Leve ao forno pre aquecido a 210ºC. Depois é só servir!






Bon appetit!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

18ª Receita - Nhoque de batata

Bom dia leitores, cara ontem eu tive uma experiência quase transcendental com esse Nhoque, foi algo do tipo...'Hmm que receita vou fazer hoje?...quero algo fácil, afinal acabei de fazer pão de ló..já sei, vou fazer nhoque parece MEGA fácil e não utiliza quase ingrediente nenhum!!!' e foi aí que eu pensei 'é mais uma receita fácil e rápida que nem vai ficar sofisticada,mas foda-se' E fui lá pegar o 'Cozinhando sem Crueldade' quando eu li eu falei 'o que?? ela é louca! quem vai deixar 4 batatas enroladas em papel alumínio por 1 hora no forno, sendo que já são 12h e só agora decidir cozinhar...improviso help me!' e então ao invés disso só fiz cozinhar as batatas!! (:
Gente, não NÃO não mesmo façam nhoque no calor, eu praticamente desidratei fazendo esse nhoque, eu fiquei muito estressada no meio de farinha e batatas e molho e calor e já eram 13:30 e minha fome já tinha desistido de mim, e eu estava na tensão de jogar as bolinhas em água fervendo...pois esse é o ponto alto do Nhoque, é aí que você sabe se você fez uma merda ou se tudo deu certo e você pode respirar em paz!!!E eu respirei!! Quando eu terminei e refoguei repolho, espinafre e cenoura para acompanhar e sentei para degustar meu sofrido nhoque e eis que estava DIVINAMENTE BOM, gente, sério mesmo eu comi meu nhoque e parecia que eu flutuava, cada pedaço do meu corpo degustou aquele nhoque, me senti no próprio 'Feito Água para Chocolate'(filme)!!!
Vamos lá aprender isso então né?

NHOQUE DE BATATA

Ingredientes:
Então eu não fiz medidas certas, eu estava pirando ontem...
- 5 batatas médias
- 5 xícaras de farinha de trigo

Molho
- 1 e 1/2 pacote de extrato de tomate
- coentro picado
- salsinha picada
- orégano
- cebola picada
- tomate cereja picado
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque e corte as batas em 4 partes, para poder cozinhar mais rápido, coloque-as em uma panela cubra com água e deixe cozinhando, até a batata ficar bem macia, escorra a água e deixe esfriar. Amasse-as em uma vasilha sem deixar nenhuma pelotinha, vá acrescentando farinha aos poucos e mexendo, quando ela começar a desgarrar da mão, polvilhe farinha em uma superfície lisa e vá sovando a massa até ela desgarrar totalmente, faça rolinhos finos e corte em cubinhos de aproximadamente 2,5 cm, enquanto isso coloque água em uma panela e deixe ferver até borbulhar, quando a água estiver fervendo vá jogando os cubinhos de massa aos poucos sem encher a panela demais...quando eles começarem a boiar você retira e coloca na panela com o molho( que é só misturar tudo em uma panela deixando o tomate cereja por ultimo) depois vai acrescentando o resto dos cubinhos e fazendo a mesma coisa. Depois de todos irem para o molho você deixa dá uma ferventada e é só servir!
PS.: Rende MUITO, dá pra 5 pessoas comerem bem.






Bon appetit!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

17ª Receita - Pão de Ló de Laranja

Bom dia leitores que não comentam e bom dia meus queridos leitores que comentam! Bom desculpa eu ter atrasado uns dias(como se alguém se importasse), mas tive que buscar meus primos no aeroporto e turistar com eles por Aracaju... Mas eu descobri que eu sinto uma imensa saudade do blog!! E que tem vezes que eu fico viajando em coisas para escrever aqui,mas me contenho porque fica chato né? Vocês estão aqui para terem receitas...e não meus bla bla bla's
Fui correndo ali no forno tirar o pão de ló de laranja e fazer a calda rápidinho, parece que ficou bom viu? Em breve eu coloco foto de um pedaço, porque ele vai ser a sobremesa hoje...e engraçado porque chama pão de ló se na verdade é um bolo? Cozinha e seus termos confusos, é para fazer meros mortais como nós achar que é um bicho de 7 cabeças! No mais já estou quase terminando o livro Julie & Julia, e eu achei o blog dela, coloquei nos links ali do lado...demais não? eu fiquei super feliz (: Acho que o que Julia despertou nela (Julie que na verdade se chama Julia), ela despertou em mim! Vamos ao que interessa? Essa receita é do 'Cozinhando sem Crueldade' que ganhou sua primeira mancha hoje, Ana Maria Curcelli ficaria orgulhosa de mim!

PÃO DE LÓ DE LARANJA

Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 pitada de bicarbonato
- 1 e 1/2 xícara de suco de laranja (5 a 6 laranjas)
- 1/3 xícara de óleo

glacê de laranja:
- 1/2 xícara de áçucar de confeiteiro (nem o refinado eu tinha aqui em casa...então eu pequei a peneira com buraquinhos minúsculos e peneirei o açucar cristal mesmo)
- 1 colher de suco de laranja

Modo de preparo:
Coe o suco de laranja e reserve. Pegue uma vasilha e peneire todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento em po) depois junte a eles os demais ingredientes e misture com uma colher de pau por 5 min. Coloque em uma forma redonda untada e leve para assar no forno a 210º por cerca de 35min ou até o centro do bolo ficar seco (e você se pergunta como vai saber disso? quando você achar que está bom, abra enfie um palito se ele sair limpo está bom!). Para fazer o glacê de laranja é só misturar os ingredientes em uma tigela, ele precisa ficar quase líquido (o meu acho que ficou mt líquido). Espalhe o glacê na superfície do bolo ainda morno e é só servir (:








Bon appetit!

domingo, 9 de janeiro de 2011

16ª Receita - Hamburger de Lentilha

Olá, leitores, hoje eu acordei sem saco,é que eu simplesmente odeio quando eu estou animada para sair e acabo a noite em casa vendo TV e dormindo cedo.Enfim, o almoço de ontem ficou uma delícia e ainda deu pra fazer um pouco de salada com a lentilha que sobrou!! (:
PS.: essa receita é do 'Comendo Sem Crueldade'.

HAMBURGER DE LENTILHA

Ingredientes:
- 1 xícara de lentilha
- água
- 1/2 pacote de sopa de cebola pronta
- salsa
- sal
- pimenta do reino
- farinha de mandioca para dar liga

Modo de preparo:
Cozinhe a lentilha na panela de pressão com água, quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 min. Depois retire do fogo deixe esfriar, escorra um pouco da água coloque 2/3 da lentilha com água no liquidificador(ou mixer) bata até virar uma pasta, depois coloque-a na vasilha acrescente o pacote de sopa de cebola, a salsa e um pouco de farinha de mandioca, vá acrescentando mais se necessário, quando ficar uma massa homogênea é só modelar um hamburger com a mão e fritar! Com as lentilhas que sobraram você escorre bem a água, pica tomate e cebola e mistura coma lentilha acrescenta sal e pimenta a gosto e está pronto! (:

A salada de lentilha
Dá para comer como se fosse 'bife'.
O Hamburger já frito (:
A massa, dá para guardar de um dia pro outro!

Bon appetit!

sábado, 8 de janeiro de 2011

15ª Receita - Sopa especial de batata

Olá, hoje eu estou TÃO feliz, meus leitores, sério estou transbordando de felicidade! Bom ontem foi um dia muito legal eu passei na universidade federal de sergipe (: hell yeah!! Bom essa receita de agora foi feita ontem pra uma pessoa muito linda que arrancou os cisos e só estava comendo sopinhas e ela foi feita com muito carinho e ficou uma delííícia segundo a pessoa e minha vó que roubou um pouco da sopa.Só que vocês vão me desculpar vou ficar devendo a foto, eu esquecida como sempre não tirei ¬¬, mas vamos lá...

SOPA ESPECIAL DE BATATA

Ingredientes:
- 3 batatas médias picadas em cubos
- 1 cenoura média picada em rodelas
- 1/2 talo de alho poró picado em rodelas
- 1/2 cebola picada em cubos
- salsa
- pimenta do reino
- sal
- azeite

Modo de preparo:
coloque as batatas e a cenoura em uma panela e cubra-as com água, deixe cozinhar até ficar macia, quando estiver quase macia, pegue uma frigideira e refogue a cebola e o alho poró com o azeite, depois jogue na panela junto com as batatas e a cenoura. Quando elas estiverem bem macia coloque tudo no liquidificador acrescente sal a gosto e pimenta do reino bata até virar uma papa coloque na panela novamente leve ao fogo com a salsa para engrossar um pouco e depois é só servir!

Bon appetit!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

14ª Receita - Moqueca de Soja

Olá, leitores, nada melhor que um dia muito bacana para fazer você acordar com aquela vontade de que tudo sorria e cozinhar é tão bom que hoje decidi fazer algo que nunca tinha feito e é MUITO fácil Moqueca de Soja!! Ficou muito boa mesmo.

MOQUECA DE SOJA

Ingredientes: (Gente eu fiz umas medidas loucas porque eu só cozinho para mim e é bem difícil acertar..então o que eu fiz dá pra 2 pessoas)
- 1 tomate e meio picado
- 1/2 cebola grande fatiada fina
- 1/2 pimentão verde fatiado fino(eu nem gosto muito,mas você nem sente)
- 1 colher de sopa de coentro picado
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de alga nori picada
- 1 xícara de leite de coco
- 4 colheres de óleo vegetal
- 2 colheres de azeite de dendê
- cebolinha picada para decorar
- 1 xícara proteína de soja grande
- sal, pimenta do reino, pimenta calabresa

Modo de preparo:
Coloque em uma panela com água a proteína e deixe no fogo até a água secar, depois lave as proteínas de soja com água fria e esprema bem retirando o excesso de água, tempere com sal e pimenta, reserve. Pegue uma panela 'grande' coloque o óleo e o dendê para esquentar, acrescente a cebola e refogue até ela ficar meio que transparente, depois adicione o pimentão e refogue por mais 3 min. Acrescente então o tomate, o coentro,a alga, o alho.Misture. Acrescente então o leite de coco, o sal, a pimenta, a soja, quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 8 min. Agora é so servir com arroz e colocar a cebolinha por cima (:



Bon appetit!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

13ª Receita - Pão Recheado

Olá, queridos leitores, primeiro quero agradecer o apoio de certas pessoas e dizer que ele está sendo de suma importância e eu estou amando muito!!! Bom, eu sei que tem aquela coisa de todo começo de ano você se sentir diferente e nada verdade não está, mas juro, eu realmente estou diferente, muito diferente, alimentação é uma coisa que muda você 'você é aquilo que você come' é a frase mais certa que tem. E sabe o que é melhor? É você se encontrar com amigos de longa data e relembrar histórias incríveis e criar novas, é a melhor coisa para se começar o ano. Ouso dizer que hoje eu estou particularmente muito feliz, sem explicação alguma, bom né? Então, fiz uma receita maravilhosa ontem, acho que foi a mais gostosa até de salgado, porque meu bolo de chocolate ficou maravilhoso, hehehe. Vamos ao que interessa,então?

PÃO RECHEADO

Ingredientes:

Massa:
1 colher de sopa de fermento de pão
1 colher de sobremesa(é aquela maior um pouco do que a de chá) de sal
1 colher de sobremesa de açucar
1 e 1/2 xícara de água morna (não é quente é MORNA)
1/2 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral

Recheio: (A seu gosto,mas nada que solte muita água para não amolecer muito a massa)
1 cebola picadinha
1 tomate picadinho
8 tomates secos fatiados
1 folha de couve
um pouquinho de coentro

Modo de preparo:
Coloque o fermento em uma xícara despeje a água morna, dissolva-o e coloque em uma vasilha, depois coloque o sal, o açúcar e o resto da água morna, dissolva bem e junte com o óleo, por último vá coloque a farinha aos poucos e vá mexendo, depois que ela ficar mais consistente polvilhe um pouco de farinha na mesa e sove (amasse/misture) bem a massa, vá adicionando um pouquinho mais de farinha se necessário, por cerca de 5 min, coloque a massa já sovada na vasilha e deixe descansar dentro do forno por 30 min.
Abra a massa em formato retangular com um rolo de madeira divida no meio e distribua o recheio no meio de cada metade (No meu caso eu refogei os ingredientes[exceto o tomate] do recheio em um pouquinho do azeite do tomate seco). Feche a massa unindo as bordas e beliscando as pontas para fechar bem. Pincele com shoyu a superfície do pão, coloque-o em uma assadeira sem untar. Pré-aqueça o forno e asse a 210ºC por 35 a 45 minutos.E tadá, só devorar!
*Receito do 'Cozinhando sem crueldade' adaptada.





Bon appetit!

domingo, 2 de janeiro de 2011

12ª Receita - Patê de Beringela

Leitores, hoje eu acordei com uma fome absurda, e fui correndo fazer um patê de beringela para comer com tomate-seco já que são a únicas coisas comíveis na geladeira!! E o que eu comi pra ficar satisfeita 5 bolachas de água e sal com patê e tomate seco, a bebida pra acompanhar foi um copo de Cewin, menos conhecido como ácido ascórbico, ou mais conhecido como vitamina C pura! hehe
Vamos ao que interessa porque ficou uma DELÍCIA, meu almoço? Vou almoçar na casa de vó de uma amiga minha (Iris) já que o tio dela é vegan também (: vocês não sabem como estou feliz com isso, haha!

PATÊ DE BERINGELA

Ingredientes:
- 2 beringelas descascadas e picadinhas
- água com sal
- 1 cebola média picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 de xícara de azeite
- pimenta calabresa
- azeitonas

Modo de preparo:

Coloque a beringela em uma vasilha com a água e sal, enquanto isso doure em uma panela a cebola e o alho com um pouco do azeite, quando dourar, retire a beringela da vasilha esprema bem com as mãos retirando o máximo da água possível e coloque na panela junto com o alho e a cebola com o resto do azeite em fogo baixíssimo e deixe cozinha,pique as azeitonas e acrescente na panela junto com a pimenta calabresa, quando ela começar a ficar bem solta e sem a água está pronta! (:


Bon appetit!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Happy New Year


Olá leitores, com hoje estou com dois dias de atraso, mas prometo (se minha saúde permitir) compensar amanhã! Bom eu não podia deixar de postar no primeiro dia do ano, até porque era para tudo ter começado hoje, mas minha agonia não deixou! Realmente ler Julie & Julia me deixa mais animada para ter esse blog, mas já estou em mais da metade e confesso que às vezes não consigo acreditar em certas receitas! EW! Posso arriscar em dizer que para quem é vegan chega a ser pior do que certos contos do livro 'Assombro' (não, eu não li ainda, eu adquiri ele ontem, mas já soube do nível de um conto na piscina,enfim) mas preferi começar lendo 'Diário' que também é de Chuck Palahniuk, é eu tenho essa mania de ler trocentos livros de vez!!!
E aí como foram de ano novo? Se eu fiz alguma super receita de ano novo? NÃO, pasmem, achei que ia arrasar nas fotos e receitas hoje, MAS eu peguei uma gripe avassaladora, só fiz minha primeira pizza vegan, que por sinal ficou muito oleosa e eu estava sem tofu, então nem vale o post! Estava eu em casa com pizza no forno e uma garrafa de vinho seco já pela metade dançando com minha vó de 70 anos e meu tio..que bem não vem ao caso mais detalhes, rindo e conversando muito, até que depois de comermos e eu beber, eles foram dormir e eis que era o que eu ia fazer até que liguei para a Galera do Amor (amigos que fiz agora nesse final de ano) e fui lá pra casa de um deles cantar Beatles e Wilco até perder a voz e pular na piscina para (claro!) acordar no estado em que acordei sem voz, mil vezes pior, com febre, frio e uma BAITA dor de cabeça o que me fez comer praticamente nada e dormir o dia inteiro! Lado bom? Foi a virada que eu mais ri na vida e ainda passei tempo com minha vó, foi a melhor de longe!
Bom, queridos leitores, que suas viradas tenham sido tão inusitada e boa como a minha e que esse 2011 venha com muitas receitas gostosas, novidades, viagens e descobertas!
UM MARAVILHOSO 2011 A TODOS! YEY!



Bon appetit!